sexta-feira

PEDRA FUNDAMENTAL DO ORFANATO


Curitiba – 4ª feira, 11 de julho de 1951

NOTÍCIAS DE MORRETES


(Do Correspondente)

Com a presença  do exmo. Sr. Arlindo de Castro Prefeito Municipal, do Rvmo. Pe. João Camargo, Vigário da Paróquia, da exma. Sra. Maria Trindade M. Villanova, Presidente da Pia União Santo Antônio, e de outras autoridades e elevado público, teve lugar na manhã de domingo último a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do edifício do Orfanato Santo Antônio, cuja construção se inicia no terreno da rua Cel. Modesto, ao lado da Igreja Matriz.

            De início, as senhoras madrinhas, em número de quarenta, seguraram a corrente simbólica, tendo o Rvmo. Vigário feito a bênção do local. O Sr. Marcos Luiz De Bona em nome da congregação Mariana, saudou os idealizadores da meritória obra, falando em seguida o Rvmo. Pe. Artidório Aniceto de Lima, Missionário do Sagrado Coração, cuja oração foi um hino de louvor aos sentimentos cristãos do povo de Morretes. Aliás, este Missionário e mais o outro integrante das Missões, Rvmo Pe. Elias, conquistaram o coração dos morretenses na piedosa desincumbência aos mesmos atribuída de espargirem os raios da fé e de assistirem espiritualmente o povo, praticando ainda ações e obras em benefício do próximo.

            O terceiro orador foi o senhor Arlindo de Castro, que em nome dos poderes públicos se congratulou com a notável iniciativa.

            No cofre de pedra foi depositado um pergaminho com os nomes das madrinhas e palavras alusivas ao ato, tendo as autoridades e o Órfão José Armando Gonçalves lançado as primeiras colheres de massa na base do edifício sob vibrantes salva de palmas.

            No decorrer dos discursos foram feitas merecidas referências as seguintes pessoas que de uma forma e de outra vêm contribuindo para a consecução deste desinteratum, com o apoio espontâneo dos habitantes do Município. Rvmo. Pe. João Camargo, Deputado Federal Dr. Lauro Lopes, Sr. Humberto Malucelli, Sras Maria T. Villanova, Maria Bridaroli Malucelli, Marieta França, Gessy Pinto de Jesus, Judit B. Malucelli, e Zilda Gomes Cavagnolli, Srs. Adalberto Villanova , Sebastião Cavagnolli e João Scremin.